quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Romantismo corriqueiro

Não havia nada de mais.
Talvez uma terça-feira...
Sem sol, sem chuva, sem vento;
um dia sem sentimento,
mecânico.
Pra frente e pra trás.

Mas em vários lugares se cruzam
os caminhos de várias vidas.
Em terças-feiras corridas,
no bar, no trabalho, na rua,
talvez desapercebidas,
talvez abrindo a janela,
pra ele ou pra ela,
na minha ou na sua.

Olhe por ela.
Olhe pro lado.
Olhe outra vida!
Sem medo de ser olhado.
Pode ser mais simples,
numa simples conversa,
ou estar mais perto
parecendo errado
mas sendo o certo.
ou vice-versa.

Seja como for,
faça com que a vida prossiga
com graça
e frio na barriga.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Perspectiva

E se alguém lhe pergunta: "Onde você queria estar agora, nesse exato momento?" e você responde "Aqui!"?

Terá você perdido a força de lutar? A ambição? Um acomodado sem criatividade que deveria preferir estar deitado numa rede, tomando água de coco bem geladinha, na sombra de algumas palmeiras, ouvindo uma guitarra havaiana ao longe, uma brisa de mar enchendo os pulmões, com risadas de mulheres fazendo o som de fundo... Enfim...

Ou apenas alguém que achou seu lugar no mundo?

Vai saber...

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Propagando publicidade publicando propaganda!

Publicidade é uma área fascinante. Principalmente pra quem não conhece. Todo mundo acha que publicitário fica batendo a cabeça na parede numa sala com uma mesa de sinuca, uma outra de pinball, dando risada alto e tendo idéias mirabolantes e engraçadíssimas; isso ou deitado numa rede na mesma sala ao lado de dois caras, um tocando violão e o outro bongô, bolando jingles.

O que muita gente não sabe é que, assim como jornalistas e profissionais de palavras cruzadas - você pode não saber, mas existe sim uma liga mundial de palavras cruzadas - um publicitário não precisa de nada além de uma educação de oitava série. No máximo um macintosh, que vem só com um botão no mouse para não complicar quem for canhoto. Ah, e um alto limiar de dor ajuda no caso das chicotadas.

Feita essa introdução, gostaria de apresentar alguns roteiros que, certamente, serviriam para ótimas propagandas publicitárias na nossa tão requintada televisão aberta. Talvez faça disso um capítulo no blog, talvez não. Quem se importa? Mas enfim, são roteiros híbridos, poliformes, que servem para anunciar qualquer coisa! É a mágica da propaganda!

Um garoto, aproximadamente 20 e poucos anos, está mexendo no computador (como você). Ao lado dele uma morena muito gostosa, de preferência com uma blusa de alcinha com um decote daqueles (nem tanto como você agora). Eles conversam alguns segundos sobre qualquer coisa, não importa. De outro cômodo uma voz feminina grita "Filho, mandei um e-mail pra você. Acho bom você dar uma olhada!". O casal se entreolha, o rapaz dá de ombros, e acessa seu e-mail. A câmera corta para tela do micro. O e-mail é um daqueles "Enlarge your penis" e no remetente deve constar "Mamãe".

Final 1: A garota olha, dá risada. O garoto sorri aliviado e a assinatura "Guaraná Antártica, é o que é" entra na tela;

Final 2: A garota olha para o rapaz, desapontada. Toma um gole de chá e sente dor no dente. "Dentes sensíveis? Sensodyne!";

Final 3: A garota olha para o rapaz com uma expressão indecifrável e diz "Skavuska". Corta a cena. "Net, agora com controle de SPAM";

Final 4: Entra o logo da MTV.

Essa é mais ou menos a idéia. Mande também o seu final! Seja publicitário por um dia!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Beijo

Você pode ter dez, vinte ou trinta anos. Você pode ser homem, mulher, gordo, magro, alto, baixo, caolho, coxo, não importa. Também não faz diferença com quantas pessoas você foi pra cama ou se você malha todos os dias. Existe uma barreira que sempre muda as coisas quando a gente a quebra.

Quando existe o encontro, a fusão de dois desejos igualmente intensos de sentidos opostos. O olho no olho, a vontade implícita, o ajeitar do cabelo, o toque no braço, na mão. O sorriso vem meio preso, meio articulado artificialmente. Uma certa inquietação pairando no ar, algo a ser resolvido.

É o primeiro beijo. O beijo faz com que dois estranhos criem intimidade. É instantâneo. Tocar língua com língua, com aquele barulho molhado, sentindo cheiro e esfregando pele, de olhos bem fechados, buscando uma forma, uma imagem que traduza aquela sinestesia deliciosa que se sente. Quase como se as almas saíssem pelas bocas, encontrando-se naquela caverna úmida, e conversassem, abraçadas, uma sussurrando segredos no ouvido da outra. Contando as piadas que a outra acha graça, fazendo cócegas e cafunés. Elas se divertem, e ao final do beijo uma olha pra outra e diz "shhhh" com o dedo na frente dos lábios, piscam, dão uma risadinha e voltam para os corpos. Os olhos se abrem.

E não é algo completamente ridículo olhar alguém de perto desse jeito? Seria, não fosse a intimidade do beijo.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

E você acha que não?

Era uma manhã quente na cidade maravilhosa, com turistas, balas perdidas e prostitutas indo dormir. Nada de anormal aparentemente. Os primeiros que notaram alguma diferença foram uns turistas japoneses que, do Arpoador, apontavam agitados em direção ao Cristo, gritando um monte de palavras com "i". Pouco a pouco as pessoas começaram a se perguntar o que acontecera e a notícia se espalhou como trilho de pólvora.

Jesus vestia uma jaqueta de couro gigante. Um logo de uma famosa grife estampado nas suas costas era visto a quilômetros. Um absurdo. Uma ofensa. Genial. Diferente. Foram longe demais. As opiniões eram divididas nas ruas, e logo as pessoas foram atrás dos noticiários em busca de respostas e esclarecimentos.

Qual não foi a surpresa quando descobriram que o obelisco do Ibirapuera em São Paulo estava coberto por uma camisinha enorme e o tradicional laçador de porto alegre usava óculos escuros e um boné do Chicago Bulls. No mineirão, além das lonas cobrindo toda a parte de fora de sua estrutura repletas de anúncios do comércio local, uma inscrição havia sido feita em pleno gramado, com piche: "Perca peso agora! Pergunte-me como!".

As notícias continuavam chegando. Diversos monumentos Brasil afora tinham sido maculados com os tons sombrios da propaganda descomedida. Pouco a pouco a população pressionou seus líderes para que medidas fossem tomadas, e foram. Alguém dessa vez pagaria por essa mancha negra na história do Brasilzão, e em menos de 24 horas o legislativo já tinha um projeto que regulamentava esse tipo de divulgação, cobrando taxas que favoreciam ações mais longas e com plano de fidelidade.

Mas, como tudo acaba em pizza por aqui - 33688902, entrega 24h, segundo o anúncio no MASP - a coisa acabou caindo na normalidade. Nenhuma empresa assumiu a responsabilidade dos anúncios, não havia provas, e ninguém foi cobrado, multado ou taxado. Só enganado. Os anúncios continuam, com rodízios esporádicos. Um "Ministério das Comunicações Comerciais" foi criado mas ninguém sabe direito o que ele faz, tampouco porque o telefone logo abaixo do "Anuncie aqui" escrito na parede do prédio do Congresso cai direto na mesa do ministro.