quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Propagando publicidade publicando propaganda!

Publicidade é uma área fascinante. Principalmente pra quem não conhece. Todo mundo acha que publicitário fica batendo a cabeça na parede numa sala com uma mesa de sinuca, uma outra de pinball, dando risada alto e tendo idéias mirabolantes e engraçadíssimas; isso ou deitado numa rede na mesma sala ao lado de dois caras, um tocando violão e o outro bongô, bolando jingles.

O que muita gente não sabe é que, assim como jornalistas e profissionais de palavras cruzadas - você pode não saber, mas existe sim uma liga mundial de palavras cruzadas - um publicitário não precisa de nada além de uma educação de oitava série. No máximo um macintosh, que vem só com um botão no mouse para não complicar quem for canhoto. Ah, e um alto limiar de dor ajuda no caso das chicotadas.

Feita essa introdução, gostaria de apresentar alguns roteiros que, certamente, serviriam para ótimas propagandas publicitárias na nossa tão requintada televisão aberta. Talvez faça disso um capítulo no blog, talvez não. Quem se importa? Mas enfim, são roteiros híbridos, poliformes, que servem para anunciar qualquer coisa! É a mágica da propaganda!

Um garoto, aproximadamente 20 e poucos anos, está mexendo no computador (como você). Ao lado dele uma morena muito gostosa, de preferência com uma blusa de alcinha com um decote daqueles (nem tanto como você agora). Eles conversam alguns segundos sobre qualquer coisa, não importa. De outro cômodo uma voz feminina grita "Filho, mandei um e-mail pra você. Acho bom você dar uma olhada!". O casal se entreolha, o rapaz dá de ombros, e acessa seu e-mail. A câmera corta para tela do micro. O e-mail é um daqueles "Enlarge your penis" e no remetente deve constar "Mamãe".

Final 1: A garota olha, dá risada. O garoto sorri aliviado e a assinatura "Guaraná Antártica, é o que é" entra na tela;

Final 2: A garota olha para o rapaz, desapontada. Toma um gole de chá e sente dor no dente. "Dentes sensíveis? Sensodyne!";

Final 3: A garota olha para o rapaz com uma expressão indecifrável e diz "Skavuska". Corta a cena. "Net, agora com controle de SPAM";

Final 4: Entra o logo da MTV.

Essa é mais ou menos a idéia. Mande também o seu final! Seja publicitário por um dia!

6 comentários:

Anônimo disse...

Boa sacada. hahaha
Não sou Publicitária. Mas vou dá a minha idéia... já que pediu.rs

"A garota olha pra ele com cara de safada, e diz: Quer uma boa?
E ele, animado diz: Sim, mas não tenho preservativo.
Ela vai tirando algo da bolsa, ele achando que é um preservativo salva-vida, vai ver é uma cerveja. E oferece uma Antartica pra ele."

Não tá boa, mas eu tentei. Aliás, ficou horrível. hahahahaha

Adorei o blog. Posso te linkar?

Unknown disse...

muito legal!
parabéns!
comentado!
www.h4ck3rik.com

CL disse...

huahauhau e eu me formando em enfermagem!!!

Anônimo disse...

hehehehe, e não?!

Anônimo disse...

Pô, pensando melhor, a mina olha pro cara e lança a maior mentira do mundo:
"Deu duro, toma um Dreher, desce macio e reamina".

Andrea disse...

Sabe, o problema real não está só na limitação microcefálica do publicitário.
Mas na acomodação da massa.

Infelizmente, sexismo, machismo, hedonismo e todos os ismos do planeta....vendem, geram recall.
Existe uma massa considerável de caras coçando seus bagos no meio do barzinho com o Marcão e o Pereira pedindo a número um enquanto falam da gostosa da "propaganda".


O problema é que o sistema cria uma inércia, por um lado o publicitário quer uma idéia criativa que gere barzinhos, por outro o cliente quer aumentar as vendas e por outro grande parte da população brasileira adora ver uma mulher rebolando.
É uma inércia mercado-ideológica ridícula...e pelo princípio da inércia para mudar esse movimento precisamos de outra força, mas e ai...quem está disposto?
Garanto que não será o Marcão, nem o Pereira, nem o publiciotário e muito menos o dono da empresa.