quinta-feira, 17 de abril de 2008

Por que os homens não dançam... ou como o preconceito se perpetua nas entrelinhas.

- Eu curto mina que sabe dançar...

- É né? Elas se mexem de um jeito...

- Aham. Tudo acaba virando uma performance. Tudo parece milimetricamente ensaiado. É bonito de se ver.

- Sem contar o rebolado.

- Ah, o rebolado...

- E por que será que tem muito mais mulheres que gostam de dançar que homens?

- Como assim?

- Ah, você não ouve um cara falando que quer sair pra dançar, ouve? É muito mais normal ouvir uma mina falando isso...

- Mas eu acho que o gosto da dança é inerente ao ser humano. Não mais à mulher que ao homem.

- Mas por que as minas se identificam mais com a dança?

- Ah, sei lá. Eu aprendi desde pequenininho que balé era coisa de mulher. Ou coisa de viado. Aprendi também que viado era uma coisa que eu não devia querer ser. Dois mais dois são quatro. Não foi assim com você também?

- Ha ha ha! Foi!

- Daí você começa a lembrar das festinhas de primeiro, segundo colegial. Toda a molecadinha com seus catorze, quinze anos. Cada um ali com medo de não ser aceito pelo seu grupo, todos precisando de afirmação. Na roda de meninas todas pulam e giram, parecem crianças - eram crianças na verdade - e parecem se divertir muito. A roda de moleques ouve o mesmo ritmo, mas fazem pouco mais que balançarem os ombros. Se eu me mexer muito posso parecer viado, pensa cada um deles.

- E daí?

- Daí o tempo vai passando, a gente percebe que no nosso meio ninguém se mexe daquele jeito, e termina por associar a dança como coisa de menina ou de viado. Passa a ridicularizar qualquer moleque que se atreva a dançar e acha aquilo uma bobagem...

- É triste...

- Aham. Assim o máximo da dança que a maioria dos homens consegue desempenhar é um medíocre balançar de ombros e queixo, sem tirar os pés do chão, com um medo de se sentir ridículo ou parecer viado...

- Ou então se droga, fala que tava muito louco e chacoalha o corpo feito um desesperado desengonçado.

- É! O doce retiro que a loucura proporciona. Mas e se um dia seu filho virar pra você e falar que quer fazer balé? Ser dançarino? Levar a vida nos palcos com aquelas roupas justas qúe só mostram o saco do cara?

- Dou uns tapas nele, boto ele na natação e compro uns carrinhos pra ele brincar...

10 comentários:

Felipe C. Lisboa disse...

Haha, ótimo diálogo, mas nem sempre os carrinhos funcionam... lembra do final de "Jackass - o filme"?

...

Bom, teu blog está adicionado nos meus links.

Abraço.

DaMa De Ferro disse...

por que os homens nao dançam? essa pergunta é a que me faço toda vez que algum idiota pisa meu pé. homens q sabem dançar sao bem mais interesantes!! besossss

Anônimo disse...

Homens dançam, de um jeito ou de outro, depende da parceira.

Anônimo disse...

Agora o comentário técnico: éeeeeeeeeeee...

Thiago da Hora disse...

ainda bem que nunca passei por isso. vou em boates, danço, me acabo e amo essa vida! e vejo héteros fazendo o mesmo. talvez o mundo esteja mudando...

Bok disse...

Ótimo final para o diálogo. Gostei do teu blog... Já tá nos meus links...flw

Diego Moretto disse...

Nuss.,,,tbm sou sortudo neste caso. Sempre vou a boites pra dançar e beber, hehehe, pois bother, fortalece depois de uma semana ruim.... enfim, o final é o mais comum se tratando de um papoc com um HT...bem pensado. abs!

Diogo Melo disse...

Boys don´t even cry, why would they dance ?

Dedinhos Nervosos disse...

Nossa, homem que sabe dançar é uma beleza. Pena que uma galerinha aí pense que é coisa de viado mesmo. tsc tsc tsc

Anônimo disse...

Tem músicas que nos fazem querer dançar...expressar a sensação que nos causam...