quarta-feira, 23 de abril de 2008

O cenário é uma igreja evangélica no centro velho de São Paulo. Um rebanho enorme acompanha depoimentos das ovelhas que conseguiram alcançar a graça divina. O bispo chama um rapaz de aproximadamente uns vinte e poucos anos para contar sua história de vitória - vitória essa que se manifesta em notas de cinquënta e de cem hoje em dia.

- Boa noite filho!

- Boa noite bispo!

- Qual é sua história?

- Ah bispo, quando eu cheguei aqui a minha vida, minha família tava completamente destruída, né?

- É mesmo? O que aconteceu? A voz do bispo parece preocupada.

- Meu pai tinha sido preso. Estrupo. Acusado de tentá estrupá uma menina lá do bairro, né? Minha van de cachorro quente não tava dando mais dinhêro então minha mãe teve que começá a trabalhá pá fora. Eu não arrumava trabalho e minha mãe tamém não. Nem como empregada doméstica. Foi difícil. Minha irmã tinha fugido de casa, tava nas droga, tomando maconha, cocaína...

- Nossa... Os olhos do bispo parecem tristes.

- E bem nessa época minha irmã descobriu que tava grávida. Quando o namorado dela ficou sabendo ficou doido. Minha mãe teve que começar a trabalhá na rua né? Sabe como é, que nem puta... Foi aí que começaram os cheques devolvidos.

- Meu Deus! Suas sobrancelhas quase pulam fora de seu rosto. Daí que o senhor veio pra igreja?

- Isso mesmo bispo! Eu vi o pograma na televisão e resolvi vim. Era muita humilhação, sabe? Deveno na praça, os amigos se afastava, mãe puta, irmã buchada de vagabundo que batia nela. Tivemo que vendê tudo, sabe?

- E como está a vida da sua família hoje, meu filho? Sua feição demonstra o prenúncio de um triunfo.

- Abençoada Bispo. Tá tudo bem agora. Meu pai apanhou tanto na cadeia que acabou morrendo, o que foi uma benção porque ele tinha um seguro de vida que ninguém sabia. Ganhamo um dinheirão e minha mãe agora não trabalha mais como puta e abriu um puteiro aqui no centro. Minha irmã então, foi uma benção. Acabou brigando com o namorado que bateu nela e ela perdeu o filho, mas graças a Deus ela tá bem. Ela tá tomando uns remédio bom agora e largou as droga. Voltou pra casa e faz um mêis que ela não sai do quarto dela. Tá bem melhor!

- E você meu filho? Está trabalhando hoje?

- Tô sim, bispo! Hoje eu sou pastor!

- Aleluia irmão! A voz do bispo atinge oitavas altíssimas, reverberando pelos vitrais da igreja. O rebanho todo repete o grito de fé. Clamem a Deus, irmãos! Nenhum deles parece saber o que é clamar. Deus quer mudar a sua vida também. O bispo ergue os braços, o rebanho ergue suas patas. Ele cerra as mãos e os olhos com força e inicia uma oração em tom suplicante.

Ao final da oração todos se sentem pessoas melhores. Uns berram amém, outros aleluia, mas nunca, nunca antes do bispo.

4 comentários:

Diogo Melo disse...

"O senhor é meu pastor e nada me faltará."

A grande tática em fazer com que ovelhas escravas nos amem como seus pastores. Contratar um lobo para os aterrorizar e encenar uma caçada. Impressionante o poder que a suposta espingarda que matou o suposto lobo adquire. O rebanho não vai se importar de viver uma vida medíocre, assombrada pelos fantasmas de uma vida pior ainda, aterrorizada pelo lobo.

Thiago da Hora disse...

perfeito! HAHAHAHA

só faltou o bispo no final dizer "tão vendo irmãos? isso sim é agir sua fé, crer em deus. façam o mesmo. nossa conta é..."

e na parte "o bispo ergue os braços, o rebanho ergue suas patas" dá para entender de tantas formas... HAHAHAHA

Anônimo disse...

Muito bem colocado, desde que se considerem os pastores e as ovelhas de TODAS as entidades. O mundo está cheio disso, em todos os lugares, não só na igreja. Basta vc olhar pra si mesmo e identificar de qual lado vc está, se no dos pastores ou no das ovelhas. Sem eliminar a possibilidade de fazer parte dos dois, dependendo da ocasião e da oportunidade. Uma coisa é certa: ngm vive alheio a esta realidade, mesmo que não se admita.

Bok disse...

Boa sacada... odeio igrejas...