segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Semçura

Censura no Brasil não existe mais. Não naqueles moldes da ditadura militar pelo menos. Está lá, no inciso IX do extenso artigo quinto da nossa histórica Constituição de 1988. Claro, ela foi elaborada logo após pouco mais de duas décadas de repressão militar, daí o cuidado do legislador em ser minucioso quanto às liberdades de expressão, moblilização popular, entre outras tão essenciais para a democratização de um estado.

Mas esse santo inciso IX não marca o extermínio da censura no Brasilzão, apenas ratifica sua privatização. O governo não atua mais como censor, isso agora é função de uma minoria, algumas famílias que monopolizam os meios de comunicação de massa por exemplo, que, como qualquer empresa de iniciativa privada, faz o serviço de maneira muito mais eficiente. Transformaram a tão temida e execrada censura na Semçura, que parece bobagem, ninguém nunca viu isso antes, mas tá ali, poliforme, disposta a atacar qualquer um que ameace a ordem pública vigente.

Mas o mais legal disso tudo aconteceu ontem. Num país onde uma dúzia de diferentes religiões estão todos os dias na televisão arrancando dinheiro de um bando de ovelhas cegas, um simples ilustrador, humilde, bobo até, sofreu a pesada carga da Semçura idiota e sem princípios. Ele fez um desenho que estamparia uma camiseta e o colocou à disposição na Internet, a mais democrática das mídias.

Qual não foi sua surpresa quando o tal site resolveu retirar sua ilustração do ar por ter recebido denúncias de grupos que se sentiram ofendidos pela tal imagem. Parece uma besteirinha sem importância, mas é a tal da Semçura, neta bastarda do AI-5, brincando com suas marionetes, articulando, comandando, enquanto bebe cerveja e fuma um cigarro rodeada de mulheres gostosas e carros esportivos.

Uma camiseta à venda na internet agredir os princípios de um grupo, seja ele religioso, paramilitar, de axé, enfim, a ponto de ferir a livre iniciativa ao trabalho, também garantida na mesma papelada de 88 é, no mínimo, uma cretinice que merece destaque. Registro aqui meu descontentamento, e deixo abaixo o desenho feito pelo Barba. Quem quiser comprar camisetas, fazer banners, outdoors, ou qualquer outra coisa com o desenho, fique à vontade em entrar em contato comigo que eu falo com ele.

8 comentários:

Anônimo disse...

Essa imagem tá mais pra aquele bispo maldito da Igreja Universal do Reino de Deus... oh sujeitinho filha da puta aquele...

Bernardo Lima disse...

na verdade acho q ainda existe mt censura...
esses dias msm postei uma parada falando da censura de tropa de elite...
abração aí...
me amarrei no teu blog...
afim de trocar links?
abraço

Thiago Tavares (Anarco) disse...

concordo com o bernardo, ainda existe muita censura...

Ah, e teu blog tá show cara...

passa la depois no meu =)

flw, abraço

MaxReinert disse...

.... pois... da censura explicita passamos à censura econômica e velada!!!!!

Mas, o governo não é santo nessa história não!!!!!!!! Também sabe aplicar (de outra forma) a censura que sofreu na pele quando a direita estava no poder!!!!

Climão Tahiti disse...

Existe uma censura pior que a da ditadura, a do "bom senso".

Ela vai de encontro a propagandas, a programas, a tudo que existe, até mesmo escrever a palavra "preto" é passível de censura em um mundo como o nosso, onde se finge mais ser algo que não é enquanto se comete mais atrocidades.

Parece até a idade média.

Diego Moretto disse...

Cara, atualmente a Semçura vemn mascarada, e por isso muitas vezes nem é tida como tal. É o exemplo de programas classificados por idade e quse "proibidos" de serem assistidos por essa ou àquela pessoa é um horário viável. Outro foi a do filme, como viu no meu blog, e isso acontece muito. Essa da camiseta é ridicula, quem quiser usar, que compre com seu dinheiro e use, babaquice do site tirar do ar. Mas fazer oq né? Para isso temos os blogs, hehehe. Abs e adorei o texto cara!!!

Anônimo disse...

Muito bacana seu texto! De fato, passar por estas situações hoje em dia, parece mais uma volta aos velhos tempos.

Abraços!

Diogo Melo disse...

O passatempo preferido da neta bastarda do AI-5 é tentar tapar o sol com aquela velha peneira de 64. Mal sabe ela que o sol tá nascendo ainda... Esperemos chegar ao meio-dia.... Churrasco ?