quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Sociologando

- Comecei a estudar história para a fuvest 2008. É impressionante como o mundo evoluiu muito pouco da idade média pra cá. Quer dizer, inventaram um monte de coisa, é verdade. A história do poderoso chefão por exemplo, não seria como foi se acontecesse hoje, com celulares e carros blindados. Mas isso é outro papo. O que eu quero dizer é que, a sociedade como um todo, um bloco, um organismo vivo, só mudou de vestido, nunca mudou de dono.

- Existe uma minoria que, seja porque deus quer, seja porque tem mais dinheiro, controla todo o resto. Desse todo o resto, existem aqueles que sabem disso e não fazem nada, os que sabem disso e fazem alguma coisa, e os que não sabem disso.

- Essa minoria é totalmente adaptável. Eles são capazes de viver qualquer mentira para sustentarem-se. Eles são muito inteligentes, marginalizando os medianos e têm tesão em sucesso. Eles são capazes de criar movimentos e espalhar uma ideologia que promete acabar com essa hegemonia e centralização de poder, mas isso é só uma tentativa de retomada de posse, e não uma reforma agrária.

- Os que sabem disso e fazem alguma coisa são curiosos. Existem os oportunistas, aproveitadores, e os bem-intencionados, extremistas ou não. Formadores de opinião, alguns são professores, outros são parentes, amigos. Eles estão presentes, você os vê com freqüência, vocês se entendem. Tudo que falta é um pouquinho mais de ação e uma bandeira pra sacudir. Pra todos sacudirem juntos. Coisa que os aproveitadores já fizeram. Eles sacodem a bandeira do Brasil, mas no lugar de "Ordem e Progresso" cada um assina o próprio nome, na cor que quiser.

- Os que não sabem disso são engraçados. Muitos aprenderam a dizer que preferem as coisas assim. Mas quem prefere, prefere uma coisa à outra, e eles não sabem o que essa outra coisa é, portanto não preferem nada. O que eles preferem foi preferido por outras pessoas e só ensinado a eles. E mal ensinado, ainda por cima.

- Bom, mas o que é que eu sei, não é verdade?

"E não?" respondeu o amigo, levando o copo de cerveja próximo ao olho.

4 comentários:

Anônimo disse...

E cê acha que não???

Negão Internauta disse...

É que a maioria luta para estar entre a minoria, mas a maioria não consegue, entende?
...
Nem eu.

Anônimo disse...

Putz, gosto tanto do seu jeito de escrever... das poesias, então, nem digo nada, são completas.

MaxReinert disse...

ahhh... pois.....
O problema é quando alguém da maioria chega ao poder e, sentindo o gostinho deste, se torna igual (ou pior) aos que estavam lá!!!!!

fazendo tudo para se perpetuar como uma nova minoria que manda!!!!!