quarta-feira, 27 de junho de 2007

Etimo - lógico

O homem demorou milhares de anos para aprender a falar, a comunicar-se com um conjunto de palavras, dar nome às coisas, aprender a escrevê-las e depois desmembrar tudo isso nas centenas de línguas que temos hoje. Convenções foram feitas, sábios foram reunidos. Não foi nada fácil.

- Como nós vamos chamar isso aqui?
- Hmm. Que tal cadeira?
- Cadeira? Por que cadeira?
- Ué? Por que não?
- Sei lá. Achei esquisito.
- Chama de cadeira e pronto, caralho.
- Caralho! Taí! Gostei! Que tal caralho?
- Tá bom, vai.

Assim nasceu o primeiro palavrão da história: caralho. Claro que não foi criado com o intuito de ser uma palavra rude, agressiva, nada disso. Mas com o surgimento do pênis, o caralho caiu em desuso e foi ficando marginalizado. Além de adquirir outros significados.

Foi a mesma coisa com a "foda". Foda só queria dizer aquilo. Depois veio o coito, a transa, a trepada, todos transformados em monstros pela "relação sexual", que no devaneio dos românticos virou "fazer amor". Num processo inverso a foda, hoje, pode significar qualquer coisa. É o coringa da língua portuguesa.

- Você viu o golaço do Silvinho?
- Foda, né?

- Cara, não vou. Meu pai tá doente. Vou com ele no hospital.
- Foda heim?

- Como foi a reunião?
- Ah, foi foda.

Os exemplos são infinitos. Foda pode pertencer a qualquer classe gramatical. E esse é um fenômeno semântico irreversível. Cada vez mais as palavras serão menores e com mais e mais significados. Serão comprimidas, reduzidas a traços, soluçadas. Primeiro serão as vogais, depois todo o resto. Uma a uma as letras darão espaço ao nada, a uma simples entonação de gemidos, ou a desenhos de carinhas amarelas fazendo qualquer coisa que se saiba dizer. Ou não se saiba mais. É foda...

5 comentários:

Wagner disse...

putz, que texto foda!

Menáge à Trois disse...

Adorei o texto, parece até que você saiu de uma aula introdutória de linguistica ou semiótica. Todos falam da cadeira, mas caralho é genial, o que me lembra Nelson Rodrigues em os " sete gatinhos-Quem desenhou esses caralinhos voadores no banheiro?" Ri tanto quando li isso, e imaginar concretizada a expressão caralho de asa, foi um dos meus maiores gozos mentais!
Vou parar por aqui... Bjo
òtimo post

Como ninguém

Diego Moretto disse...

Cara, foda que nem um texto do Veríssimo, acho que se chama "Palavrões"...muito massa. Adorei o texto...

Vim aqui te avisar que te indiquei em um prêmio de blogs que ta rolando na rede. Dá uma passadinha lá no meu blog e confere, fiz um post sobre isto. abraços!

P. Florindo disse...

Esse texto é foda!

Anônimo disse...

Nossaaa Henrique! Foda. heuheuae

Sabe o que é legal? Pensei que estes emoticons podem ser análogos aos desenhos da caverna. OU SEJA, dos gemidos e desenhos, partimos à escrita e fala cultas, com palavras esdrúxulas e espalhafatosas, e agora, aos poucos, voltamos e voltaremos aos gemidos e desenhos!!! hahaha, que legal!!!