sábado, 9 de agosto de 2008

O medo da saudade

As pessoas têm medo de sentir saudade. Ela é taxada de demônio durante nossas vidas. Saudade geralmente se sente de quem morre, de quem foi embora pra nunca mais voltar, de algo irreversível. Crianças, por exemplo, têm dificuldade em entender isso e choram ao menor sintoma de saudade. Crescemos pensando que isso é normal, que ela foi feita pra machucar, pra deixarnos vazios. A saudade é talvez a cara mais cruel dessa entidade que costumam chamar de destino. Essa é a embalagem na qual a saudade é vendida por aí.

Nunca ninguém para pra pensar na essência da saudade. Ela só existe porque algum sentimento sublime nasceu dentro de nós. E, se esse sentimento não morre, é porque a saudade o mantém vivo. Mas o egoísmo humano transforma isso em dor porque não sabe lidar com a perda, não entende que tudo na vida é feito de momentos e fases, de abrir e de fechar de mãos.

A saudade nos preenche; nenhuma vida pode ser mais vazia do que aquela que não tem saudade de nada.

4 comentários:

Paulinha Costa disse...

Concordo com vc, só quem viveu ou sentiu alguma coisa especial pode sentir saudade. A saudade pode ser uma forma nostálgica de sentir aquela brisa novamente, através da lembrança, ou uma forma de se sentir triste ao pensar somente na perda. Vc acertou na moscaaa.

analise ia disse...

é isso aí cara! saudade é fruto de um longo relacionamento que produziu felicidades em nós!

Erich Pontoldio disse...

sempre achei q sentir saudade significa que a pessoa marcou de alguma maneira sua vida...


Trinta e poucos anos
http://algunstrintaanos.blogspot.com/

Anônimo disse...

Pra ver ocmo a saudade anda abandonada: a palavra não está na língua inglesa e em outras tantas. O português é conhecido como uma das poucas, ou a única até (tem que conferir isso aí) que fala "saudade". Se pensar nela nos preenche, somos mais cheios que o resto do mundo.

Obrigado pelo elogio no blog, Henrique!