sábado, 21 de julho de 2007

Entrevista de emprego

Depois de quatro dinâmicas de grupo, duas entrevistas, um exame psicotécnico e um teste de Q.I., a seleção estava quase completa. Somente dois gladiadores, dos 12700 currículos apresentados, sobreviveram ao ataque afunilador das feras. E agora eles estavam prontos para se enfrentar, cara a cara, no ringue.

A tensão no ar, de tão evidente, era sufocante. O contato visual era evitado ao máximo. A cadeira de couro velha rasgada, com aquela ponta de ferro pequena que existe só pra "massagear" o ossinho da bunda transformava os segundos em minutos. Os olhos, quando não voltados ao relógio de pulso, varriam a sala em busca de distração. Não se via sequer um quadro, um repouso para aquele creme entediante da parede que, quando muito, trazia uma pequena janela que contemplava a vista do coração da cidade: Brás!

No canto escuro estava Wagner Nogueira, 38 anos, 17 anos de experiência em marketing de serviços, com MBA no exterior, ex-diretor do departamento de inteligência corporativa da maior montadora de veículos do país. No canto claro, ao lado do bebedouro (sem água, por sinal), víamos Joaquim dos Santos Oliveira, com seus 36 anos, Pós-Doutorado em Comunicação Mercadológica, 7 livros de negócios publicados e ex gerente geral do maior portal de internet do Brasil. Era um duelo de titãs onde ambos tinham uma certeza: é matar ou morrer.

Os dois foram chamados para a sala do outro lado do corredor ao mesmo tempo, para surpresa de ambos. Entraram na salinha sem janelas, cuja mesa era de madeira com algumas farpinhas que atrapalhavam a concentração de qualquer um, cadeiras ainda mais desconfortáveis e uma figura nada simpática. Sentaram, duelaram, se venderam. Meia hora depois, já exaustos da batalha que parecia interminável, veio a notícia que nenhum deles esperava:

- Eu gostaria de dizer que - o discurso era intercalado por tosses e pigarros profundos - nós estaremos disponibilizando oportunidade a vocês dois. Vocês podem começar segunda feira às oito. Por enquanto não terão carteira assinada e, após 90 dias, caso tenham tido um bom desempenho, assinamos contrato. A remuneração inicial é de 2 salários mínimos mais 1% de comissão sobre cada venda. De acordo?

Após os dois "Sim" emocionados, todos trocaram apertos de mão e se despediram. Ao sair do campo de batalha, ambos vivos e com ótimas perspectivas de futuro, os lutadores se entreolharam e Wagner, aproveitando o momento, resolveu então quebrar o gelo com o mais
novo colega:

- É meu amigo! E tem gente que ainda reclama de desemprego em São Paulo... Pode???

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa... você retratou bem a situação atual. O pior foi o comentário final: lamentável, mas muitos pensam assim mesmo

Abraços!

Anônimo disse...

Fantástico! Só não consegui decifrar ainda quem foi o q perguntou, rsrsrs.

Eis a memória brasileira bem cronificada(ambiquidade proposital,rs)

Só com essa ludicidade sem esquecer de nossa responsabilidade dá pra ainda ser feliz. Obrigada pela visita, apareça mais! Adorei teu blog

bjs

M. disse...

É fato que a comunidade é bem bacaca, e é fato também que humor negro é meu forte. OHEAOE {}
Adorei a frase "O que seria do azul se não fosse o vermelho." :D
Obrigado pela visita e pelo comentário, volte sempre (?)

Não li o seu post porque estou com pressa, outra hora eu leio.

Felipe Valério disse...

Opa, Henrique! Você retratou com fidelidade a ridicularização gerada pela insegurança profissional. Qualquer elevação curricular é acompanhada do pavor em não conseguir praticar a teoria com a mesma competência. Pior é o papel descratável das empresas que, montadas em "técnicas" bizarras de avaliação, gritam o futuro de quem estudou justamente para vivê-lo sem dar ouvidos.

Grande abraço!

Freddy Simões disse...

Adentrei há pouco tempo o mundo dos blogueiros, como forma de exercitar a minha escrita como válvula de escape para as tensões do cotidiano. Tenho lido vários blogs interessantes e fico bastante feliz quando me deparo com pessoas criativas como você. Seus textos são muito bem escritos! Já o coloquei como link amigo.

Caso tenha um tempinho, faça uma visita ao meu blog:

http://www.cafe-cultural.blogspot.com

E, se possível, visite o blog maravilhoso da colega Patrícia Mellodi, cronista como você:

http://www.patriciamellodi.com/blog/

Estou totalmente aberto a críticas e sugestões, pois meu propósito é melhorar meu blog o máximo que eu puder!

Um abraço!