quinta-feira, 15 de maio de 2008

Solus

Muitos dos que tiveram a adolescência contemporânea à minha ouviram Legião Urbana, mas isso não vem ao caso. "Digam o que disserem, o mal do século é a solidão" frase ululada por Renato Russo no Tempestade, disco mais sombrio e depressivo da banda. Se a frase é dele ou não, eu não sei, mas isso também não vem ao caso...

Afirmar uma coisa dessas pede, antes de mais nada, uma definição de solidão. O bom e velho Aurélio define solidão como "estado do que se encontra ou vive só". Solidão pura, livre de conotações é exatamente isso: estar só.

Assim, voltemos à frase que coloca esse estar só como o mal do século. Século que teve a Aids, o Hitler e a Veja. É um exagero poético, obviamente. Mas esse exagero retrata um mal que espero que seja fruto de condições sociais. Muito pior que a solidão é a idéia que se passa a respeito dela. Aprendemos que não devemos ficar sozinhos. O ser humano é um ser social. Quem fica sozinho sofre, remoe mágoa, vive em estado de alienação introspectiva depressiva. Planeja atentados terroristas, joga crianças pela janela, bate uma, usa drogas. Quase tudo que é condenável socialmente é facilmente aliado à idéia de isolamento.

Talvez seja algo além de questões sociais. Talvez o medo - ou o desagrado - de ficar sozinho seja inerente à raça humana. Se isso for verdade, como explicar as pessoas que apreciam a solidão? Seleção natural? Darwin? Mais ainda, estariam essas pessoas um passo a frente ou um passo atrás na linha evolutiva? Pra que lado está o super-homem, seu Nietzsche?

Enfim, passando um tempo com a solidão percebe-se que ela é muito mais bonita do que se pinta. Ela é criativa, tranquilizadora e efervescente ao mesmo tempo. Ela questiona, brinca com valores e crenças como uma criança brinca com lego. Ela não prende; ela abre portas. Ela clareia o mundo mesmo sob as luzes da noite. Ela mostra o que é importante, o que não é tão importante, o que não presta pra nada, e o melhor: explica a diferença.

Exercitem a solidão. O pior tipo de gente é aquele que não consegue viver consigo mesmo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu gosto da solidão, mas não tanto quanto gosto de estar com alguém, amigos, amante, enfim... alguém!
Já tive a oportunidade de ficar comigo mesmo por poucos 5 meses, isolado do mundo, dos amigos e familiares, sem pessoas pra conversar a não ser eu mesmo e garanto que foi a melhor coisa que eu já fiz na VIDA!

Abraços e viva os momentos solitários.

Philipe disse...

Cara passei no teu blog pelo nome axei super criativo mt bom mesmo
e um nome q da pra abranger mt coisa
parabens o blog ta show

Meu Blog : Blog Do Philipe

Unknown disse...

"O pior tipo de gente é aquele que não consegue viver consigo mesmo."
Muito verdadeiro isso!

Adorei o post!

Diogo Melo disse...

Quando nem nós mesmos nos aguentamos, devemos pensar no desconforto que causamos ao próximo em nossa presença...


Hmmm... O Zaratustra de Nietzsche curtia um isolamento em cima da montanha, aquele "fool on the hill"...

Finalmente dei um passo fora do meu ostracismo e conferi o texto =P

Anita disse...

oooi (:

eu leio sempre seu blog ^^

queria que você dessa uma olhada no meu *-*

http://anaavilax3.blogspot.com/

obrigada :*