quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Síndrome dos 20 e poucos

Uma nova doença ataca! Mais temida do que câncer, mais assustadora do que gripe asiática. Vítimas? Jovens entre 20 e 30 anos, classe média-alta, homens e mulheres de grandes centros urbanos brasileiros. Grande maioria com ensino superior completo, alguns até com uma pós-graduação no forno ou já pronta. Engenheiros, publicitários, administradores, advogados, fisioterapeutas, pra citar alguns. Pessoas qualificadas e cultas. A doença tem sido chamada de "Síndrome dos vinte e poucos".

Dentre os sintomas mais comuns estão: insônia, enxaqueca, ansiedade, depressão, queda na auto-estima e perda de apetite. É contagiosa e pode ser transmitida até por um mero telefonema, visto que sua transmissão é feita no processo de codificação e decodificação de mensagens emitidas pelo hospedeiro e recebidas por alguém ainda não infectado. Cuidado com e-mails pois, devido a flexibilidade e atalho de distâncias que proporcionam na comunicação, têm contribuído muito para a propagação da doença para regiões mais afastadas.

Vírus? Bactéria? Quem dera. O agente causador é uma mistura de fatores que agem diretamente no cérebro do paciente. Mercado de trabalho primeiro emprego dinheiro carro satisfação profissional salário tempo falta de experiência oportunidades estágio processo seletivo diploma especialização opções poder de compra dinâmica de grupo, assim, sem vírgula mesmo, rodeiam o dia-a-dia do enfermo, apertando o cerco, sufocando, até o dia em que a esperança, a força de vontade e outras organelas do sistema imunológico sucumbem e se entregam, condenando a vítima aos sintomas previamente citados.

Infelizmente médicos e patologistas do mundo todo não conseguiram até hoje a cura para essa doença. Não há vacina, xarope, comprimido ou antídoto que resolva. O tratamento vem sido feito à base de: incentivos, que atuam diretamente na auto-estima do paciente, fazendo com que ele acredite mais em si mesmo e encare as dificuldades de cabeça erguida; exaltação dos talentos do paciente, fazendo com que ele perceba que tem dentro de si toda a capacidade para lidar com situações adversas e muita determinação, visto que uma simples recaída pode por todo o tratamento prévio a perder.

Nosso cérebro assimila todos os tipos de informações, positivas ou negativas, que se aproximam. Cabe ao consciente de cada um filtrá-las e usá-las de uma forma construtiva. Molde o mundo ao seu gosto, antes que ele faça o contrário.

Um comentário:

Anônimo disse...

alem dessa sindrome eu ainda nao ligo pra danette.sera q tenho salvaçao?